A arte do Graffiti

A arte do Graffiti


Quem nunca passou por uma rua sem graça, tomando um sorvete como quem não quer nada e parou pra admirar uma boa arte? Não todo mundo, claro, mas já deve ter acontecido algo parecido. Afinal, os artistas famosos não colocam suas pinturas em museus? E escultores, não disponibilizam suas obras em cidades turísticas? Como o esperado, não são todos que tem condições de se apaixonar pelo mundo fascinante da arte. 


 Isso só até o movimento contracultural em maio de 1968, quando a arte do graffiti generalizou-se pelo mundo em diferentes contextos, formas e estilos. No Brasil, as primeiras aparições dessa arte foram vistas em 1985, na XVIII Bienal. 
A palavra graffiti tem origem italiana e significa "escritas feitas com carvão", e está ligada diretamente com o hip hop.  

graffiti é aquela famosa "arte de rua", que geralmente retrata realidades ruins e desabafos, como problemas governamentais e desigualdades sociais. Os "writers" (como são chamados os praticantes do graffiti) encontraram seu cenário nas ruas, tendo como intenção alegrar o ambiente, expressar seu interior em meio de suas obras, e disponibilizar para qualquer tipo de classe social a famosa arte admirada e criticada por muitos.   

Os nomes mais famosos aqui no Brasil são: Os Gêmeos, Eduardo Kobra. Zezão, Alex Senna, Binho Ribeiro, Francisco Ribeiro da Silva "Nunca"SpetoCrânio, e etc.

                                                          Os Gêmeos






Eduardo Kobra






Zezão





Alex Senna






 Binho Ribeiro






Francisco Ribeiro da Silva "Nunca"





Speto






Crânio



O que você acha sobre o Graffiti? Me conta nos comentários!





















6 comentários:

  1. Amo ser surpreendida por um lindo grafiti. Recentemente a minha cidade cedeu um grande muro de uma construção abandonada para os grafiteiros da cidade e o resultado ficou espetacular, uma colorida diferente na cidade é ótimo.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais *-* Na minha cidade não tem muito graffiti, mas o pouco que tem é lindo.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oie, Karina!
    Eu acho lindo os graffitis, pena que muitos não gostam. Sou apaixonada pela combinação de cores e tons, pela expressão e pelo significado.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anna! O graffiti é aquele tipo de arte brilhante que não pode ser compreendido por alguns, assim como orquestras, por exemplo.
      Beijo!

      Excluir
  3. Muito bonito um grafite bem feito. Infelizmente, é muito raro ver esse tipo de arte na minha cidade. Beijo!

    http://meninodamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é em todo lugar que tem mesmo, na minha cidade nem tem muitos. É muito bonito mesmo.
      Beijo!

      Excluir